Cartref na língua dos anões significa "casa", e nada traz a segurança de um lar à cordilheira deles como a imponente torre conhecida por este nome.
Os anões até então acostumados a viver em cavernas e grutas subterrâneas, motivados pela recém aliança com os humanos e sua arquitetura após o primeiro ciclo da guerra de Genoroth decidiram por construir um monumento habitável em honra desta aliança, assim, escolheram a mais alta montanha da cordilheira, Uchel, e durante 22 anos esculpiram de fora pra dentro a gigantesca torre, que se tornaria o maior orgulho da arquitetura anã.
Uchel é uma gigantesca montanha basicamente formada por pedra e metais, que mede assombrosos 8852 metros de altura. Ela encontra-se no meio da cordilheira Amrywieath, e em seu interior existem milhares de corredores e salões, escavados durante milênios pelos anões.
A torre moldada tem 341 metros de altura, e uma circunferência em sua base com 100 metro de raio até um topo com 40 metros. A torre possui a partir do sétimo piso gigantescas varandas ao ar livre, das quais é possível observar praticamente toda a cordilheira, possuindo em seu topo um observatório com lentes que dizem dar visão de toda Ferraria.
À base da torre encontra-se um gigantesco plateau também moldado pelos anões, absolutamente plano e sobre toda a circunferência de Uchel, neste plateau existem diversas escotilhas, praticamente imperceptíveis e abertas por mecanismos mecânicos que levam ao interior da montanha, onde dizem, são guardados os maiores segredos e tesouros dos anões.
De alguma maneira, os anões conseguiram tornar o clima no plateau e na torre confortável apesar da altitude, não se sabe o segredo para isso, mas eles garantem não se tratar de magia embora não revelem a forma.
Existem poucas maneiras de chegar chegar à Cartref, a rota pelo interior da montanha, o vôo, a árdua escalada até o plateau ou o círculo de teleportação da cidade que muito poucos conhecem suas runas. A torre ainda hoje é a principal morada do rei anão, e é utilizada também para recepção de forasteiros, festas e eventos, abrigando também uma gigantesca biblioteca com a história dos anões.