A Trindade é a religião majoritária de Ferraria, e é considerada como sendo a crença oficial do continente. Os Trinistas acreditam em um grande deus, embora ele tenha 3 faces que são vistas quase que como deuses diferentes.
Embora todo Trinista tenha fé nas três faces, geralmente a devoção é dedicada para uma delas, claro que o respeito aos outros deuses é de igual importância para um Trinista, embora seus sacerdotes em sua maioria não encarem esta predisposição como uma ofensa, existem aqueles que defendem que os três são faces de um mesmo deus e ainda aqueles poucos também tomam este partido de uma das faces.
Embora a recíproca não seja verdadeira, os trinistas acreditam no Arcanum, mas consideram a magia como um presente dos deuses para a humanidade e não uma entidade de fato, sendo esta visão do Arcanum a única outra entidade existente.
Os trinistas acreditam que a vida seja um grande teste proposto por seu deus onde ele cria novas vidas a fim de testá-las, aquelas que se provarem dignas ascenderão ao grande domo, para aguardarem ao lado da Trindade sua ida para o paraíso prometido, o Barad. Embora não haja uma definição precisa para o que é considerado digno pelas faces, isso é considerado parte do teste, visto que se todos soubessem o que os deuses consideram digno todos o fariam.
Golau é a face da luz, e de acordo com os trinistas é o responsável pela criação e pela vida, ele é um deus bondoso e gentil que tende a acolher e perdoar seus filhos, e aceitaria todos no grande domo. Golau é constantemente retratado como um acólito ou clérigo juvenil.
Tywylchu é a face das trevas, e representa a destruição e a morte, embora deste ponto de vista Tywylchu possa parecer um deus ruim, os trinistas consideram a morte como o fim do grande teste, e Tywylchu acolherá somente aqueles que considerar extremamente dignos ao grande domo. Tywylchu é retratado de muitas formas, mas geralmente é associado à bárbaros e guerreiros imponentes.
Cyfiawnder é a face da justiça, considerado como sendo o equilíbrio entre as absolvições de Golau e a implacabilidade de Tywylchu. Ele é em todos os aspectos, a representação da justiça e do equilíbrio, sendo ele o mediador entre os pontos defendidos por Golau e Tywylchu no grande julgamento. Cyfiawnder é representado pela imagem de um paladino em armadura dourada.